terça-feira, março 17, 2009

Eu sei que

para muita gente isto não será nenhuma novidade, mas para mim, foi!

A caminho do escritório de um amigo, em Lisboa, mais propriamente em Alfragide, deparei-me com isto:



e mais isto:


Este local encontra-se a perto de 100 metros de uma esquadra modernista da PSP, e em redor de uma rotunda com um monumento em homenagem as pioneiros da aviação em Portugal.

Em lugar de um ajardinamento assiste-se a uma ocupação de terreno público com exploração de culturas agrícolas.
O agricultor estava por lá a apanhar umas ervas daninhas e possivelmente a guardar o seu investimento.

Eu fiquei um bocado abananado, para manter a erudição, mas enquanto fui andando, fui pensando...
Se calhar até que não seria uma má ideia! Em vez de jardins de custos elevados para as Câmaras ou Freguesias, e com fins unicamente estéticos, se calhar era mesmo melhor ocupar estes espaços públicos com culturas comestíveis.
Cultivar e distribuir pelas populações que o que se avizinha não vai ser nada bom.
Tudo muito biológico ( há outro tipo de cultura?) e com grande aplicação prática.
.
Perguntei ao meu amigo se isto é normal e ele disse-me que sim, e há muitos anos!
Aqui no norte temos muito que apreender. Deviam as escolas organizar visitas de estudo à capital em vez de levarem os miúdos aos centros comerciais, deviam-lhes mostrar as oportunidades que qualquer canteiro ou jardim, ou mesmo porque não uma rotunda, nos pode oferecer no futuro.
.
Eu por mim, já vou hoje pedir na Câmara a planta do novo jardim que andam a construir a meio do meu percurso de manutenção, e vou perguntar se me posso inscrever para explorar alguns metros para a nossa cozinha!
E andava eu a planear uma escultura para lá...... parolo!

Sem comentários: