domingo, janeiro 18, 2004

S'EuPudesseEscolherAMinhaBandeira



Ó pá, cheeeeeega ! Não sei se aguento mais !
Passei a segunda-feira em contactos com o Exército! Nunca imaginei tamanha incompetência, leviandade !
Eu que pensava que esses atributos eram registo de repartições de finanças, juntas de freguesia e afins !! Não ! Tive um banho da realidade da nossa defesa! Como é que estes tipos se conseguem organizar?? Lembro-me de uma vez, há muitos anos ler que na altura da Cortina de Ferro, a Suíça com o seu exército altamente organizado e aparelhado, em caso de invasão por países de Leste, tinha capacidade para resistir, qualquer coisa como 15 minutos!!
Se algum dia se lembram de nos invadir, acho que nem vão ter tempo de olhar o relógio ! Tamanha incompetência !
Interromperam uma sessão de ensino de formatura, para me mandarem estacionar do outro lado do parque!!
Nessa formatura de instrução, estava uma rapariga recruta que devia ter talvez mais uns 20 centímetros do que a espingarda que levava ao ombro!! Que figura! Os colegas de recruta, iam desde o obeso ao parecido com os das imagens de fome em África!! Que imagem tão deprimente ! Imaginem eu pelo caminho a mentalizar o meu filho de que talvez fosse bom cumprir o serviço militar ! Chegar lá e começar por essa imagem !
Depois de assinar uns documentos escritos no computador, á boa maneira dos GNR's de aldeia, uma letra de cada vez com os olhos quase em cima do teclado ! Foi obrigado a colocar impressão digital ao lado da assinatura !! Eh Eh Eh Eh, para que serve a impressão digital ?!? A seguir e depois de uma passagem por um gabinete de um malcriado, segue-se um exame médico do departamento de enfermagem : "Vês bem? o.k., Ouves bem? o.k., segue-se a contagem dos dentes válidos e respectiva anotação no formulário ! Num país que não tem cuidados de medicina dentária básicos, não deixa de ser uma ironia a verificação dental. Foi mais do tipo de quem compra um cavalo !!
Least but not last, uma passagem por outro departamento onde assinou uma licença que vai ser enviada por correio pois o oficial que tem o dever de as autenticar só chegava ao fim da tarde !! Enquanto isso decorria, estive a admirar o Capitão chefe desse departamento que se entretinha com um computador portátil a visualizar umas fotografias. talvez do fim de semana, enquanto acertava com mão esquerda o volume da aparelhagem sonora e com a outra acendia mais um cigarro ! "Dá-me licença meu Capitão? - entre" isto tudo sem se voltar de costas !
Durante a espera não pude deixar de notar uma máquina de vender café a .25 cêntimos e ao lado uma outra com refrescos, incluindo cerveja !! Perguntei se era possível aos soldados beberem cervejas durante o dia de trabalho e responderem-me como que atordoados: "porquê? ás vezes pega-se num grupo e mandam fazer análises" Bom fiquei mais descansado por saber que os nossos quartéis vendem cerveja durante o dia, sem qualquer restrição! Assim os nossos soldados sentem-se em casa, ou seja na rua!
Se continuo arrisco-me a começar o livro hoje !! Vou parar e retomo o relato desta experiência mais tarde ! Adé.

Sem comentários: