domingo, janeiro 18, 2004

S'EuPudesseEscolherAMinhaBandeira



Ó pá, cheeeeeega ! Não sei se aguento mais !
Passei a segunda-feira em contactos com o Exército! Nunca imaginei tamanha incompetência, leviandade !
Eu que pensava que esses atributos eram registo de repartições de finanças, juntas de freguesia e afins !! Não ! Tive um banho da realidade da nossa defesa! Como é que estes tipos se conseguem organizar?? Lembro-me de uma vez, há muitos anos ler que na altura da Cortina de Ferro, a Suíça com o seu exército altamente organizado e aparelhado, em caso de invasão por países de Leste, tinha capacidade para resistir, qualquer coisa como 15 minutos!!
Se algum dia se lembram de nos invadir, acho que nem vão ter tempo de olhar o relógio ! Tamanha incompetência !
Interromperam uma sessão de ensino de formatura, para me mandarem estacionar do outro lado do parque!!
Nessa formatura de instrução, estava uma rapariga recruta que devia ter talvez mais uns 20 centímetros do que a espingarda que levava ao ombro!! Que figura! Os colegas de recruta, iam desde o obeso ao parecido com os das imagens de fome em África!! Que imagem tão deprimente ! Imaginem eu pelo caminho a mentalizar o meu filho de que talvez fosse bom cumprir o serviço militar ! Chegar lá e começar por essa imagem !
Depois de assinar uns documentos escritos no computador, á boa maneira dos GNR's de aldeia, uma letra de cada vez com os olhos quase em cima do teclado ! Foi obrigado a colocar impressão digital ao lado da assinatura !! Eh Eh Eh Eh, para que serve a impressão digital ?!? A seguir e depois de uma passagem por um gabinete de um malcriado, segue-se um exame médico do departamento de enfermagem : "Vês bem? o.k., Ouves bem? o.k., segue-se a contagem dos dentes válidos e respectiva anotação no formulário ! Num país que não tem cuidados de medicina dentária básicos, não deixa de ser uma ironia a verificação dental. Foi mais do tipo de quem compra um cavalo !!
Least but not last, uma passagem por outro departamento onde assinou uma licença que vai ser enviada por correio pois o oficial que tem o dever de as autenticar só chegava ao fim da tarde !! Enquanto isso decorria, estive a admirar o Capitão chefe desse departamento que se entretinha com um computador portátil a visualizar umas fotografias. talvez do fim de semana, enquanto acertava com mão esquerda o volume da aparelhagem sonora e com a outra acendia mais um cigarro ! "Dá-me licença meu Capitão? - entre" isto tudo sem se voltar de costas !
Durante a espera não pude deixar de notar uma máquina de vender café a .25 cêntimos e ao lado uma outra com refrescos, incluindo cerveja !! Perguntei se era possível aos soldados beberem cervejas durante o dia de trabalho e responderem-me como que atordoados: "porquê? ás vezes pega-se num grupo e mandam fazer análises" Bom fiquei mais descansado por saber que os nossos quartéis vendem cerveja durante o dia, sem qualquer restrição! Assim os nossos soldados sentem-se em casa, ou seja na rua!
Se continuo arrisco-me a começar o livro hoje !! Vou parar e retomo o relato desta experiência mais tarde ! Adé.

segunda-feira, janeiro 12, 2004

ContinuÁProcura


Continuo sim, e esta imagem parece-se com o meu dia-a-dia. Agora, já não me lembro se na semana passada ia a descer ou a subir as escadas!?! Para o caso, creio que tanto faz! Já as subi e desci tantas vezes! Secas e ásperas pelo calor do verão, ou húmidas e com musgo agora no inverno! São sempre as mesmas mas no entanto, não me posso permitir a pensar que as conheço de cór que as possa descer ou subir de olhos fechados ou mesmo distraído! É que os degraus são poucos mas traiçoeiros! Tanto me sinto seguro como a escorregar! Isto tudo vem a respeito da minha intensa procura de trabalho! Visito, escrevo, respondo, telefono. A conhecidos e a desconhecidos. No país e no estrangeiro. Mas o resultado não quer aparecer. Ou tenho experiência a mais para o que precisam ou tenho a desejada mas não há lugar aberto de momento! Estou agora a mostrar menos experiência ou a procurar menor qualidade! Mas temo que não será essa a direcção! A ver vamos! Se alguém precisar de alguém para subir e descer degraus, ofereço-me, tenho bastante experiência!

sábado, janeiro 10, 2004

QualÉOMeuLugar?


Qual é o meu lugar sim!!?!!
Anda um gajo a trabalhar tantos anos. A descontar para Finanças e Segurança Social tantos anos. A ser roubado com a Retenção na Fonte sobre comissões tantos anos! E quando precisa de ajuda do Estado!?!?! Z E R O !! Tantos anos a pagar por conta! Tantos anos a esperar por devoluções do I.V.A. E, quando por contingências de mercado, nacionais e internacionais, por influências terceiras, por enfim azares da vida, preciso do Estado !! Z E R O !! Subsidio de desemprego? Está tolo? Então o senhor era Sócio Gerente, não tem direito!! Baixa médica com subsídio? Naaaa! o senhor era Sócio Gerente!!
Inscrevo-me no Centro de Emprego, e não existe a minha categoria profissional!!! Agente de Compras Têxteis!! Consultor Têxtil !! Nada disso, agentes são só de espectáculos!!! Consultores, só Financeiros ou Médicos!!! Isto é um gozo!!! Não tem graça mas não deixa de ser um gozo! Ao fim de seis meses, recebo um postal a informar que por não ter aparecido nenhuma posição para as minhas necessidades, deixo de fazer parte das listagens de desempregados!!! Deve ser assim que combatem o desemprego!! É o máximo! Este país está no limbo! Isto para os crentes, para os Agnósticos, such as I, está falido!
Mas não preocupar! Os Taxistas acabam de ser perdoados do segundo pagamento do Imposto por Conta!!! Eh eh eh eh eh! Porca Miséria! País de merda! E andei eu tantos anos a dizer ao meu filho: sabes filho, temos de pagar impostos porque temos de ajudar o país a crescer, e quando precisarmos de ajuda este nos poder ajudar!! Ajudar??? A fazer o quê? Talvez suicídio! O suicídio sempre representa nas estatísticas um suposto grau de crescimento económico para o País! Os mais ricos tem mais suicídios! Mas não se alarmem! Longe de mim odeias de suicídio! Se ainda fossem de extermínio! Agora de suicídio! Não, tenho de continuar a procurar ocupação remunerada, se possível fora desta terra maldita. De incompetentes, invejosos, atrasados mentais! Vou conseguir sei bem, não sei é quando! Então vou poder sentar-me numa cadeirita como as da foto, beber um bom copo de vinho e talvez fumar um cigarrito e pensar: como é que vivi tanto tempo nesta merda de país?!?!?! Ciao

sexta-feira, janeiro 09, 2004

InícioDum'Espiral

Uma mudança de vida radical ! Mudança de terra, de casa, de carro, de trabalho, de liceu (o meu filho claro!), de hábitos, de visitas, d'estado d'espírito !
Uma tentativa de afastamento de pessoas e locais de má memória!
Mas isto porquê?
Bom, somente por um "broken heart" ! Não chega como motivo ?
Foi tiro e queda !
Mudanças feitas, tudo de novo, o que é que me acontece? Foi-me apresentada esta rapariguita/mulher !
Tão simpática que parece ser ! Com algum cuidado, se bem que com velocidade suficiente, o nosso entrusamento (como dizem os do football!) vai progredindo ao ponto de em poucos dias eu ter de ir a uma consulta de urgência de urologia! Tinha a tubagem espiral (coincidência!) entupida por falta de uso! Ora, um anti-inflamatóriozito aqui, umas horas depois grande alívio! Não só por acção da medicação mas também porque passamos a vias de facto ! E, como dizia o bom Léo Ferré:
Je suis d'un autre pays que le votre! (o que era verdade),
D'un autre quartier, d'une autre solitude . . . . . . . .
Biologiquement, Je m'arrange avec l'idée que Je me faits de la biologie; Je pisse, J'éjacule, Je pleure . . . . :
E como pisser não me curava, pleurer tampouco, foi a outra acção biológica que me curou!
Agora, sem parvoíces, comecei uma relação com uma mulher, dez anos mais nova, mas que muito provavelmente por ter um curso superior, me estimulava intelectualmente! E que falta que isso me faz!!
O que eu não sabia era que em pouco tempo, muito pouco, coisa para uns três meses, esgotou-se lhe a intelectualidade, e o seu discurso começou a desviar-se para áreas que não são do meu agrado.
Começou por perder-se o estímulo cultural que nos unia. Começaram a aparecer uns desviositos sexuais! Umas propostas para o desonesto, e culminou com uma ingerência dela, totalmente desastrosa na educação dos meus filhos! Aí a coisa pia muito fino comigo! Tentei um afastamento apoiado por motivos de quase total incompatibilidade de feitios e a coisa parecia ter pegado.
No dia seguinte, recebo uma carta ! REGISTADA!! a requerer que a minha empregada se deslocasse ao seu escritório para levantar documentos meus!! No dia anterior queria viver para sempre comigo!!
Estou exausto com esta memória!! Ciao

RábulaDaDoutora!!

A PseudoLand é fictícia, os que nela habitam é que são reais ! Ou será o contrário ?
Quando os nossos cromossomas decidem juntar-se e originar o ser perfeito que nós somos, faz sem saber onde está geograficamente. Nós nascemos assim numa terra absolutamente aleatória ! Desde a criação da vida humana, não havia qualquer inconveniente social que interferisse na localização de um novo ser. Mas isso, são outras eras! Passaram-se milénios até que o nosso mundo se desorganizou e atingiu a forma que conhecemos. Mais século, menos século.
Alguns há que foram bafejados pela sorte, outros pelo azar. Nós, Lusos, digamos que ficamos no assim-assim! Vou agora deixar os outros e reflectir nos "Nós" os Lusos.
Se alguma verdade houvesse na ideologia que acredita na re-encarnação para expiação de pecados passados, somos nós, os Lusos, os maiores pecadores!
Era fácil assim, e eu tinha uma explicação para a miséria da nossa terra (país), e não lhe chamava PseudoLand !!
A Land até que tem os seus momentos. Geograficamente quero eu dizer. Em termos de habitantes, também há muitos de qualidade superior. O mal desta PseudoLand é que a grande maioria pertence á classe grande-pecadora, pluri-re-encarnada!
E esta prosa chega como introdução para a rábula que desde hoje passo a publicar.
Os nomes e locais serão timidamente trocados para não haver conflitos de maior. Já me chegam os até hoje sofridos !