quinta-feira, junho 28, 2007

T a b a c o


Nem Papão nem Papado, pomba!

A fazer companhia ao artigo sobre a aprovação da lei do tabaco, no Público de hoje, vem um artigo do Vasco Pulido Valente sobre os "benefícios" do tabaco!!
Bom, os deputados devem tar todos tolos!
Bom, o VPV deve tar todo tolo!

Os consumidores e dependentes de substancias tóxicas, tem a possibilidade de lhes ser ministrada outra substância de substituição e encaminhadora para o abandono dessa dependência, Gratuitamente.

Os consumidores e dependentes de tabaco, tóxico, não lhes é facultado qualquer tratamento médico de substituição, e incorrem em multas de utilização em locais vedados ao seu uso!
Sendo que essas multas são bastante superiores às praticadas ( e quando) aos restantes toxico dependentes !

Ora tendo em conta que os "toxico-dependentes" (extra tabaco) só produzem prejuizo ao Estado, e por outro lado os Tabaco-dependentes, contribuiem de forma importante para o orçamento desse mesmo Estado numa proporção e 3 para 1 (raport de impostos cobrados vezes despesa em tratamento hospitalar), não me parece que haja qualquer Ética, Justiça e ou Moral neste diploma de Lei a aprovar !

Eu conheço bem o pensamento do VPV, pois fumei e muito até à pouco mais de um mês.
Nada me garante que não possa vir a retomar este hábito.
Mas daí a fazer uma Ode ao Tabaco.....
Tudo que ele diz tem o seu fundamento, mas não podemos tentar passar este manual de instruções para tímidos, assim levianamente!!
Se ele era ou foi tímido, o que não é concerteza hoje em dia, devia conseguir olhar para sí próprio de fora e perceber a enormidade das palavras da sua Ode !
Ora nós, os viciados sabemos que o somos (ou fomos !) e sabemos também que devemos tentar demover os incautos e os indefesos aos vícios de saúde, tentanto explicar o sofrimento que passamos enquanto que fumadores.
Não conseguimos (ou sim) deixar o vício mas temos a noção exacta do facto de sermos viciados numa droga legal (em certos aspectos, após a aprovação da nova lei...) e tentamos demover os mais novos a iniciar essa entrega fatal ao tabagismo.

Isso mostra falta de carácter, mas não sendo tão maldoso, mostra falta de força de vontade, sempre, o que deve ser tomado em consideração por os demais e merece a ajuda de todos.
A apologia ao Tabagismo, por outro lado, já mostra alguma distorção mental e uma necessidade urgente de tratamento psicológico.
A publicação de textos como este de hoje, deveria ser acompanhada de uma legenda de carácter psico-sociológico a atestar o estado de saude mental do responsável pelo mesmo!
Fica aqui a sugestão de um ex-ultra dependente e saudoso do tabaco.

Sem comentários: