quinta-feira, setembro 25, 2008

Escravos


Era uma vez uma funcionária quase iletrada que eu tive.
As duas ou três vezes que trabalhou após o horário, tive de lhe dar de jantar e conduzir de carro a sua casa.
Quando começou a trabalhar ao sábado, passei a ter de lhe dar um dia de folga, e até quarta-feira. Esta era parece-me, a Lei.

Ora os professores, que são todos letrados quanto baste, são coercivamente obrigados a trabalhar (reuniões, muitas...) fora de horas, multiplas vezes por semana. Chegam a casa, mais que duas vezes por semana pelas 21,30 (sim, nove e meia da noite!!!) e tudo isto na maior exploração proibida no ano 2008 mas ameaçadoramente forçada pois a progressão na carreira pode levar um forte revés, caso não se encarneire no rebanho.....

Mas que é isto??
Todo e qualquer outro funcionário, neste país, quando trabalha fora de horas, recebe pagamento extraordinário, e pode mesmo não cumprir com essas horas extraordinárias, se a sua vida familiar ou pessoal não se possa aliar a esse horário.
Só mesmo um governo português para explorar os professores desta forma indecente, indecorosa, insukltuosa e impune.
Gostava de saber, só a título informativo, se os funcionários do ministério da educação não são ressarcidos monetáriamente e em horas livres, quando trabalham fora de horas. Bom isto se é que alguma vez o fazem!!
Parabens ao governo português que tem uns portugueses que são mais portugueses que os outros. Ou vice-versa.!

Sem comentários: