segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Comprem, mas não se esqueçam de ir à missa!


Então não foi feito um “estudo” pela Universidade católica sobre a vontade dos Portugueses de terem as lojas dos centros comerciais abertos ao domingo de tarde e as conclusões foram as publicadas no Público de domingo!!
Quem é que “estudaram”? só os clientes das lojas?! E os restantes envolvidos?
Os empregados das lojas,
Os lojistas que Não estão nos centros Comercias??
Portugal deve ser o único país que tem este horário “alargado” nos centros comerciais! E eu conheço mesmo muitos países, mas só vejo isto por cá!
Ora, lojas abertas até perto da meia noite, é óptimo para os investidores nesses centros comerciais, mas e o resto do comércio?
Aquele que já existia antes da moda dos centros, e que se calhar já não lhes resiste?
Então e a igualdade de direitos?
O comércio em Portugal, que não está implementado em centros comerciais, depara-se com uma concorrência extremamente desleal.
Não tem estacionamento grátis na maior parte dos casos, mas acessível em grande volume,
Não tem cobertura de segurança específica,
Não está protegido das intempéries,
Não tem apoio de “áreas de comida”, cinemas, CTT, e toda uma parafernália de serviços disponíveis nos centros comercias.
Só tem a seu favor o atendimento personalizado, e na maior parte dos casos, especializado. Derivado de uma experiência no ramo equivalente de vários anos, ás vezes de gerações.
Mas nada disso pode competir com a arrogância e inexperiência dos funcionários da maior parte das lojas dos centros, pois estes estão abertos a qualquer hora que uma pessoa pode querer ou precisar!
E a ajudar, tem parque de estacionamento coberto, grátis, e a possibilidade de se poder alimentar ou entreter num cinema, num bowling, ou lá mais o que se pode encontrar nos diferentes centros comerciais!
Não conheço nenhum estrangeiro visitante ou habitante neste país, que não se admire com esta situação.
Noutros países, eu vejo centros comerciais abertos ao fim de semana, mas vejo também outras lojas, de rua, com as mesmas facilidades, de modo que podem competir com os centros comerciais.
Quando uma loja de rua tenta abrir ao fim de semana ou até mais tarde de noite, ouço logo sindicatos, e mesmo Associações comerciantes a queixarem-se desse lojista !
Eu já passei por isso. Tinha uma loja de rua numa cidade de turismo, e achei por bem, abrir ao sábado de tarde, e no mês de Agosto, abrir mesmo todos os dias.
Sabem o que me aconteceu? Chamaram-me á Associação comercial, onde fui informado que havia muitas queixas de outros comerciantes por eu estar aberto! Que supostamente não o deveria fazer!!
O resultado foi que não lhes satisfiz a vontade e continuei a abrir todos os dias, na minha loja mandava eu, e sendo o proprietário, era-me permitido por lei.
Agora todos esses lojistas que acharam insultuoso eu estar sempre aberto, tem mais com que se preocupar! tem um Centro comercial com cem lojas a poucos metros e sabem na pele o que estão a perder. E muitos sabem na pele o tempo que se vão manter abertos antes de encerrarem definitivamente as suas lojas!
Não vejo os sindicatos a questionarem a abertura dos centros comerciais ao fim de semana ou de noite!
Achei muito engraçadas as conclusões do “estudo”:
-Negativo:
Motivos religiosos!! Então não se vai à missa por as lojas estarem abertas ao domingo de tarde??
Os clientes não podem conviver com as famílias!! Então o que é que se vê nos centros comerciais ao
domingo de tarde? Não são mesmo famílias completas a passear?
O estudo devia ser mais rigoroso e mais profundo e abranger todo um universo de portugueses e não só os consumidores.


Sem comentários: