segunda-feira, janeiro 17, 2005

As "Novas" Belas Artes.

Faz Prái uns cerca de vinte anos, fui a uma exposição de inauguração de uma grande Galeria de Arte, no Porto, mesmo ao lado do meu escritorio.

Faziam parte (grande parte) dessa exposição, o que se chama de "instalação", ou seja...

Uma das instalações, consistia de um enorme monte de confétis (prái uns 20 quilos, deitados simplesmente no chão, em monte.
Essa "obra de arte" estava em catálogo por uns míseros 4.ooo contos!!

Quando foi vendida, que o foi, os confétis foram apanhados para um saco e transportados para uma instituição bancária (ou de seguros, não me lembro) que a comprou.
Não sei se foram espalhados no chão dessa instituição pelo próprio "artista" ou por outra pessoa ou pessoas, o que é certo é que nunca mais o resultado poderia ter sido uma cópia do que originalmente foi exposto, vendido e comprado!!

Mais tarde, fui a outra exposição inaugural, de um atelier de uma pintora amiga minha, que também era ao lado do meu escritório.
A exposição tinha um tema: "Branco", e compunha-se de umas vinte telas, de boas dimensões, brancas, e pintadas a branco.....

Cada tela tinha um tema/nome, e o seu preço que se não me engano andava pelos 40 ou 50 contos!!
Estou a falar de telas brancas pintadas a branco, ou seja, sem qualquer objecto retratado ou sugerido! Só branco......

Este sábado, passados tantos anos, e eu sem visitar regularmente essas galerias de Arte?, leio no Público uma notícia de uma exposição na Figueira da Foz, de onde foram Varridos para o Lixo, algumas peças de uma outra "Instalação"!!
desta feita era um texto, um lavatório e alguns cacos desse lavatório, partido!!
O que se passou, independentemente de algumas empregadas de limpeza terem sido informadas que os cacos faziam parte da exposição, uma talvez outra empregada de limpeza, na sua ânsia de fazer bem o seu serviço, VARREU estes cacos!! estripando assim a peça exposta!!
A sua empregadora assumiu as responsabilidades, e o assunto foi entregue aos "bons" auspícios de uma Seguradora!!!

Parece que as Agências de Limpeza tem de acrescentar ao curriculum profissional das suas empregadas, umas lições de Arte Moderna, de forma a que estas situações não se repitam!!

Quem é que anda a gozar com quem??

Sem comentários: