sexta-feira, março 26, 2004

Tá-maFaltarMetade ! ! !

Lembro-me como se fosse hoje, de ir á Mobil e meter 2$50 de gasolina super !
Era quase meio litro e dava-me para treinar a estacionar o carro na rua de trás.
O café (que eu não tomava) custava $50 no Garcia de Orta !
Uma cerveja na mercearia custava 2$50 e no café 3$00 !
Com 20$00 podia ir ao cinema, pagar o eléctrico ou autocarro, comer uma francesinha normal e beber um fino !
Mas isso foi á muito tempo ! Á trinta e tal anos !
Como contava a minha Avó, no tempo dela, ia ás compras ao mercado com uma moeda de $20 (dois tostões) e ainda trazia troco !!
O que me leva a dizer que "Tá-maFaltarMetade" é uma história bem recente !
Uma história que começou á três anos !
A mudança do Escudo para o Euro.
Um café, que custava 50$00, custa agora E:,50 (100$00),
O jornal custava 80$00, custa agora E: ,80 (160$00),
Uma gorjeta no café, normalmente de 10$00 a 20$00 é agora de ,10 a ,20 cêntimos !

And so on and so on.
O que mais me intriga, é o facto de toda gente se queixar do desemprego, da política dos outros em geral, mas esquecer-se de mencionar este facto !
Ou seja, em Escudos, um pequeno grupo de despesa compreendido de:
2 cafés por dia (antes 3.000$00 por mês) agora 30,00 Euros (6.000$00),
1 jornal por dia (antes 2.400$00 por mês) agora 24,00 Euros (4.800$00),

Não me vou cansar a calcular gastos em revistas, gorjetas, autocarros, etc, vou só ficar pelas duas despesas de cima !

Então temos; para um gasto de 5.400$00 de antes, corresponde agora 10.800$00 ! !
Se tomarmos tempo para calcular as restantes despesas, lanches de filhos, nossos, transportes, gasolina etc, a nossa despesa de gastos diários DUPLICOU !

Como os ordenados são os mesmos em Euros como eram em Escudos, para a mesma despesa "Tá-maFaltarMetade" ! !
Se eu ganho razoavelmente bem, bom não há problema !
Mas e se eu ganho um ordenado baixo, que já não chegava para tudo quando havia Escudos ? ?

Acho intrigante ninguém tocar neste assunto !?!
Eu sei quem não vai tocar nele concerteza, são os industriais de hotelaria e derivados!
Esses, não lhes vi ainda as facturas de compra dos artigos, mas sei qual foi a percentagem de aumento nas vendas: Foi de 100% !!!!!!

Que rico negócio!! Agora que eu não posso investir..........

Sem comentários: