quarta-feira, setembro 23, 2009

Para não dizerem

que só digo mal de eventos culturais no Minho, passo agora a descascar num evento da capital, no Porto.

Muita a expectativa..... ouço falar tanto destas inaugurações coincidentes! Fantásticos sábados, tardes e noites!
Inundação de arte contemporânea e emergente, etc etc.
Bom acedi a um convite de um amigo escultor (esculpir -1. Lavrar em pedra, madeira ou noutra matéria dura.
2. Entalhar; cinzelar; gravar.) artista consagrado, e lá fui eu de boleia até ao burgo mestre:
A-Primeiro problema, encontrar parque para o carro. Afinal não foi tão difícil. Encontrar quero dizer, porque estacionar já é outra história!! Então este novo edifício, tão recente que é, e obriga a uma ginástica incompreensível de forma a levar a manobra a bom termo! Descer dois pisos em rampa circular concêntrica mas que não permite o percurso de uma só vez não! Obriga a repetidos retrocessos e avanços pois o angulo da curva da rampa não permite uma condução directa! Logo na saída da rampa, uma coluna, outras mais em frente, que obrigam a uma verdadeira gincana! Isto num edifício recente! Como é que uma obra de arquitectura/engenharia deste gabarito é aprovada por fiscais de câmara municipal, é executada mesmo por um construtor?!?!?!
B-Chegamos ao exterior, montes de jovens (nunca pensei falar assim...) que pululam dentro e fora de umas lojas deste edifício como abelhas. Chegamos à rua, ena! nunca pensei que o velho Porto um dia tivesse este aspecto! Qual Londres ou Paris ou Nova York! que "movida",montes dos mesmos jovens, e outros não tanto. Entramos no que seria a primeira galeria de arte. Afinal não o é, é um gabinete de projectos de arquitectura que na sala de entrada tem "pendurados" nas paredes perto de trinta folhas de papel a4 e mais pequenas, no que constitui uma exposição de arte, segundo os responsáveis! A arte não deve ser qualificada pelo preço de venda, mas santa paciência, umas folhas de papel com uns rabiscos, que mais pareciam quando estamos a experimentar se uma esferográfica ainda tem tinta, e que estão em venda por valores entre os 24 euros e os 108 euros!!! Há tantos artistas a executarem trabalhos tão bons e bonitos, e uma sala é gasta com esta apresentação? Será que não era uma exposição de arte mas sim uma manifestação contra qualquer coisa que eu não percebi???
Começou bem esta tarde de inaugurações!
C-Atravesso a rua, entro num solar antigo reconstruído e com uma ala transformada em galeria de arte. Sim senhor, até tinha recepção, se bem que ninguém dava qualquer interesse por quem entrava ou saía!
Nas paredes, nos dois pisos r/c e cave, umas impressões enormes (cerca de 150x120cm) de imagens obtidas por meio de programa informático de 3D. Muitas bolas tipo berlindes, muito coloridos e imprimidos em tamanho gigante. Fiquei sem saber se a arte respeitava ao programador que elaborou o dito programa 3D ou a quem escolheu as imagens (todas muito semelhantes) e deu ordem ao computador para que se imprimisse na impressora?!?!?!
D-Tento entrar numa galeria mas o sr disse que estava fechada...... (tinha um grande quadro do José Guimarães e eu queria ver de mais perto, não consegui), estranho!
E-Entro noutra e que vejo, dois posters pendurados numa parede, e na outra, nada! mais ao lado, uma prateleira com uma rolha e um garfo espetado nesta. O rapaz de serviço aproximou-se e disse: É uma escultura de momento! (qualquer merda deste género), mais ao lado em baixo, uma cadeira velha, pintada de branco, mal, e com uma garrafa e outra coisa qualquer junto a uma perna. O rapaz torna atacar: "Sabe, o escultor """!"" montou, não ficou contente, tornou a desmontar e a montar de novo até conseguir este resultado!" ao que eu lhe perguntei se o dito "escultor" já estava em tratamento ou não e o rapaz me respondeu que ainda não tinham conseguido consulta!! (ou seja, estávamos de acordo quanto à obra). Como é que um proprietário de um espaço comercial, que o é sem dúvida, gasta aqueles metros quadrados com semelhante mostra sem qualquer valor artístico e ou material?!?!
F-Entro noutra galeria e vejo um pintor verdadeiro, se bem que não tão apreciado contemporaneamente, porque pinta como os pintores o faziam antigamente, com verdade, realismo e mestria de traço e de côr. Um rapaz de Cabo Verde, fantástica mão! alguns pareciam fotografias ao longe. Tão bonitos que eram e tão do desagrado dos amantes do "abstracto" e "merdices"!.
G-Entro noutra galeria (onde o dono fez de conta que não me viu, se bem que passados uns minutos no exterior me cumprimentou efusivamente!!!) e que vejo? um amontoado de poster e colagens de posters todos em alemão e emoldurados! Se calhar é bom ter antigos anúncios alemães na parede?!?!?!!? Numa sala interior sem qualquer luz, um projector de video projectava desde o teto e para o centro da sala no chão, uma coisa que supostamente era um filme, dava umas luzes de vez em quando, e a acompanhar uns sons muito mal tratados, coisa inaudível! Deve ser arte também?!?!
H-Mais uma galeria. As peças expostas, para bem dizer nem me lembro, tão boas deviam ser! O que era interessante nesta galeria, eram os expositores onde estas peças estavam expostas!! Tiravam o interesse dos quadros, sinceramente nem me lembro se eram quadros, para o centralizarem no que os rodeava!!! Este galerista se calhar descobriu como desviar a apreciação do baixo valor artístico que mostra e centrar nas instalações! Boa!!
I-Ok, já passaram umas horas se bem que não parece. Vamos comer e beber qualquer coisa! Onde?? Sei lá, está tudo fechado, ou mesmo não há nenhum sítio onde ir!!! Bem há sempre o tasco em frente à antiga Direcção de Viação!!
J-Passamos naquela galeria onde não me deixaram entar e a porta estava aberta!! Entrei junto com a mulher do meu amigo, que é alemã e falamos os dois em alemão! O sr veio a "jacto" ter conosco! Tentou-me vender o José Guimarães por 125.000 euros! eu disse que estava caro e ele ofereceu-me um mais pequeno!!! por 70.000!!! Lá conseguimos sair!.
K-Voltamos para o parque automóvel, pois há lá umas lojas supostamente interessantes! Mas qual quê!?? quando lá chegamos, são umas oito da tarde, já as lojas estão todas fechadas!!!!!!!!!!!!! Mas esta tropa que tanto se queixa da crise, não gosta mesmo é de trabalhar nem de ganhar dinheiro!!!!! Então não podiam alargar o horário de fecho uma só vez que fosse por mês!!???
Vamos tirar o carro e partir para outras bandas, que parece que temos convite para umas tapas em Viana!.
L-Ficou o desgosto de afinal não ser assim tão bom como diziam! Ficou o gosto de ter revisto "en passant" bastantes amigos "vintage" que raramente vejo.
Tanta confusão! tanto irresponsabilidade, tanto incompetência!!!! Dio mio!

sexta-feira, setembro 18, 2009

Estou muito triste

com a ineficácia, irresponsabilidade e incompetência de alguns membros da classe médica nacional!
Andaram dois anos a fazer análises e a diagnosticarem pneumonias e coisas afins a um grande amigo meu, para de repente descobrirem que tem tumor na boca, tumor no pulmão, no pescoço e o corpo todo repleto de metásteses!!!!
Vai directo da pesquisa para os paliativos, grandes bestas!

quinta-feira, setembro 03, 2009

Semântica 

Ora eu não fui informado ! Só me comunicaram informalmente........