quinta-feira, junho 28, 2007

T a b a c o


Nem Papão nem Papado, pomba!

A fazer companhia ao artigo sobre a aprovação da lei do tabaco, no Público de hoje, vem um artigo do Vasco Pulido Valente sobre os "benefícios" do tabaco!!
Bom, os deputados devem tar todos tolos!
Bom, o VPV deve tar todo tolo!

Os consumidores e dependentes de substancias tóxicas, tem a possibilidade de lhes ser ministrada outra substância de substituição e encaminhadora para o abandono dessa dependência, Gratuitamente.

Os consumidores e dependentes de tabaco, tóxico, não lhes é facultado qualquer tratamento médico de substituição, e incorrem em multas de utilização em locais vedados ao seu uso!
Sendo que essas multas são bastante superiores às praticadas ( e quando) aos restantes toxico dependentes !

Ora tendo em conta que os "toxico-dependentes" (extra tabaco) só produzem prejuizo ao Estado, e por outro lado os Tabaco-dependentes, contribuiem de forma importante para o orçamento desse mesmo Estado numa proporção e 3 para 1 (raport de impostos cobrados vezes despesa em tratamento hospitalar), não me parece que haja qualquer Ética, Justiça e ou Moral neste diploma de Lei a aprovar !

Eu conheço bem o pensamento do VPV, pois fumei e muito até à pouco mais de um mês.
Nada me garante que não possa vir a retomar este hábito.
Mas daí a fazer uma Ode ao Tabaco.....
Tudo que ele diz tem o seu fundamento, mas não podemos tentar passar este manual de instruções para tímidos, assim levianamente!!
Se ele era ou foi tímido, o que não é concerteza hoje em dia, devia conseguir olhar para sí próprio de fora e perceber a enormidade das palavras da sua Ode !
Ora nós, os viciados sabemos que o somos (ou fomos !) e sabemos também que devemos tentar demover os incautos e os indefesos aos vícios de saúde, tentanto explicar o sofrimento que passamos enquanto que fumadores.
Não conseguimos (ou sim) deixar o vício mas temos a noção exacta do facto de sermos viciados numa droga legal (em certos aspectos, após a aprovação da nova lei...) e tentamos demover os mais novos a iniciar essa entrega fatal ao tabagismo.

Isso mostra falta de carácter, mas não sendo tão maldoso, mostra falta de força de vontade, sempre, o que deve ser tomado em consideração por os demais e merece a ajuda de todos.
A apologia ao Tabagismo, por outro lado, já mostra alguma distorção mental e uma necessidade urgente de tratamento psicológico.
A publicação de textos como este de hoje, deveria ser acompanhada de uma legenda de carácter psico-sociológico a atestar o estado de saude mental do responsável pelo mesmo!
Fica aqui a sugestão de um ex-ultra dependente e saudoso do tabaco.

quinta-feira, junho 21, 2007

Agora estou a ficar preocupado...


Na semana passada, enquanto lia o "Inimigo Público", de repente senti uma coisa estranhíssima, reparei que estava a absorver essas notícias que " ..se não aconteceram, podiam ter acontecido..." como se reais e verdadeiras, e então lembrei-me de ter acabado de ler o jornal o "Público" e de me ter rido bastante com as notícias, que " supostamente aconteceram mesmo..."!!!!

Eu já achava e dizia que o Inimigo Público era o melhor jornal de política e notícias nacionais, e enquanto lia o jornal mãe (ou será pai?) o Público, acompanhava essa leitura com bastantes "hum..., pois...., que coisa..., etc" e esperava impacientemente pela leitura do Inimigo P.. para me rir quanto bastasse.
Agora está tudo invertido! Que é que se passa?
Aconteceu mas podia não ter acontecido? ou podia ter acontecido mas não o? Ou que é que está mesmo a acontecer??

segunda-feira, junho 18, 2007

Mas alguem ainda acredita

que não vamos ter o Aeroporto Internacional dos Otários???

Esta treta toda, cozinhada com a ajuda do van Zeller (ou então passaram-lhe bem a rasteira...) é só para levantar poeira.

Deixem-na assentar.....

Mas bem lá no fundo, não me perturba grandemente, é mesmo um problema da Mouraria, que eu já nao pago mais impostos directos, pois tambem não ganho.

Que se comam uns aos outros, que eu quando tiver de apanhar avião, vou ao Porto ou a Vigo que ficam mais á mão.
Só a ida a Lisboa custa tanto como um voo para Londres ou Praga.