domingo, junho 06, 2004

Sim Nosso Comandante !?!?!

Não conhecem concerteza esta "Nosso Comandante" ! mas ele é um Coronel, com a minha idade, um homem educado, bem formado, culto e simpático quanto baste!

Depois de muitas demárches, três idas ao Alentejo e a Lisboa, com umas viagens a Braga pelo meio. Depois de fazer exposições ao Chefe do Estado Maior do Exército, ao Ministro da Defesa, e pelo caminho aos centros de Recrutamento, Direcções de Recrutamento, Soldados, Sargentos, Majores, Tenentes, Capitães, e Coronéis, consegui finalmente repor a legalidade, a honestidade e a justiça. Isto claro com a ajuda de três atestados médicos, á boa maneira Portuguesa!!!
Pelo caminho ficaram muitas horas dias e meses de preocupações, algumas horas de sono perdido, muitos quilómetros e portagens, muitas horas de internet, muitos e-Mails, alguns favores, mas o que mais custou foi a perda de uma irmã!! Perda imaterial, não real, graças a um Deus qualquer!!!!!!

Tá feito! mas com irresponsabilidade até ao último minuto!
Então não é que quando esperava, devidamente credenciado, por um documento que muito portuguesmente só tinha duas linhas e talvez umas 10 palavras e demorou 3 horas a emitir!! Aparece-me um Soldado e pergunta-me a identificação e diz que recebeu ordens do nosso Comandante para me acompanhar até á rua!!!! Que não sabia porquê mas que eu tinha de sair dali imediatamente!!
Eu saí, acompanhado pelo Soldado e fiquei de fora do Portão! A aguardar o meu filho com a documentação que o libertava definitivamente do Serviço Militar. Ele só demorou uns dez minutos mas pareceram-me horas!!! Pensei que se teriam lembrado de anular tudo que estava feito e que o iriam obrigar a ficar o quartel!! Se fosse propenso a isso, acho que teria tido ali mesmo um ataque cardíaco!!!
Mas eis que o meu filho apareceu com a documentação!!!
Mas logo o Soldado se dirigiu a mim e pediu-me a Credencial que me permitia a presença e foi para o telefone! Fartou-se de falar até que perguntei se podia ir embora! O que é que se passava! Insisti e ele diz-me para eu ir á portaria principal que ele de seguida levaria a minha credencial!!!!!
Assim fizemos, quando lá cheguei, aparece-me o Major que me tinha tão bem recebido algumas horas antes e eu expliquei o que se passou!!
"Grandes bestas! o que eu dei ordens foi que o informassem que o nosso Comandante já tinha chegado e que estava á espera para me cumprimentar!!!

Pois aquela besta do Soldado entendeu essa ordem por uma expulsão!!!

Com a experiência que ganhei durante estes últimos meses, realmente o Exército é composto de Oficiais com educação e cultura, seguidos logo de perto por aspirantes a oficial com aquele aspecto do Guarda Nacional Republicano de aldeia desprovidos de educação, e mais abaixo, de soldados que daqui para a frente serão unicamente Voluntários e esses sim desprovidos do mais básico entendimento da Língua Portuguesa!!!
Fruto do descalabro do nosso sistema de ensino nos últimos anos, da nossa televisão e da nossa ordem de valores em queda vertiginosa!!!

Valha-nos Deus, seja este o Vosso o dos Outros ou O que eu não tenho!!!!